CONDROMALÁCIA

Condromalácia é o termo que se dá para o desgaste da cartilagem nas articulações. Pode ocorrer em muitos locais do corpo mas é muito frequente nos joelhos.  A cartilagem é um tecido de revestimento que existe entre os óssos e sua função é diminuir o atrito entre eles. Ela é tão eficaz nisso, que o coeficiente de atritro entre os ossos quando ela está saudável é menor do que gelo versus gelo. Ou seja, permite os ossos deslizarem suavemente.

Por muitas razões, essa cartilagem pode sofrer desgaste. O desgaste é classificado em diferentes estágios e geralmente causa dor. Os casos menos graves podem ser tratados com o fortalecimento e balanço muscular adequado, para minimizar o atrito entre os ossos, além do uso de suplementos como o colágeno hidrolizado, ou a glicosamina e condroitina. Que funcionam como bloquinhos construtores para reparar a cartilagem lesada. Existe também a possibilidade de infiltração de ácido hialurônico, que é um gel lubrificante natural do joelho e que melhora a função da cartilagem e ajuda na sua reparação.

Em lesões mais graves, dependendo do tamanho a cirurgia pode ser indicada. Entre as alternativas de tratamento cirúrgico existentes, pode-se realizar uma simples lavagem articular por artroscopia, onde se consegue remover as substâncias e corpos livres que degradam a cartilagem e causam dor. Perfurações, microfraturas e abrasões regeneram a superfície articular com tecido semelhante à cartilagem hialina. Cirurgias para lesões maiores seriam a Mosaicoplastia (transplante osteocondral autólogo) e transplante autólogo de crondrócitos, do inglês ACI (autologus cartilage implantation) ou o uso de membranas sintéticas que mimetizam a cartilagem e promovem seu crescimento para preencher o defeito da cartilagem.

Deixe uma resposta