FASCEÍTE PLANTAR

A fasceíte plantar é uma das doeças de overuse mais comuns do pé.  Ela consiste na inflamação de uma membrana que se localiza na sola dos nossos pés e cobre a musculatura da região plantar, chamada-se FÁSCIA PLANTAR.

Praticantes de atividades físicas, bailarinos e principalmente corredores necessitam de atenção especial devido ao stress mecânico gerado durante suas atividades.

Ela se caracteriza por uma dor de moderada a forte intensidade na sola dos pés principalmente na primeira pisada de manhã, mas que melhora ao longo do dia.

Alterações no tipo de pisada, sobrecarga, tipo de calçado, desbalanço ou fraqueza da musculatura da musculatura intrínseca do pé são algumas de suas causas.

O diagnóstico geralmente é feito com o exame clínico e com o auxílio de exames de imagem como ultrassonografia ou ressonância magnética.

Na fase aguda da dor, exercícios de alongamento e cuidados locais são fundamentais, porém em alguns casos medicamentos podem auxiliar na melhora da dor e inflamação.

Em alguns casos, dependendo da intesidade dos sintomas, alguns tratamentos adjuvantes como infiltrações e terapia por ondas de choque podem ser indicados.