OBESIDADE

A obesidade e o sobrepeso se tornaram nos últimos anos uma epidemia global. Infelizmente no Brasil estamos seguindo a tendência mundial e estima-se que mais da metade da população brasileira já possuí sobrepeso.

Na medicina moderna entendemos que a obesidade é na verdade uma doença. Por isso deve ser diagnosticada e tratada adequadamente, assim como outros problemas de saúde que surgem devido ao excesso de gordura corporal, como dislipidemia, doenças musculoesqueléticas e disturbios hormonais.

Para isso podem ser necessárias ações específicas por parte do médico, assim como uma ampla gama de exames diagnósticos. O exame de bioimpedância, que é feito rotineiramente nas consultas com o Dr. Alberto De Carli é uma ferramente muito útil para o acompanhamento do sobrepeso e obesidade. Contudo, em algumas ocasiões uma série de exames laboratoriais podem ser necessários.

Hoje em dia o tratamento da obesidade com alguns medicamentos pode ajudar nuito os pacientes que não tiveram sucesso no controle do peso apenas com a dieta. Diferentemente do que acontecia há anos atrás, temos hoje em dia medicamentos modernos e seguros para controle da saciedade e que ajudam a perder peso.