PUBALGIA

A pubalgia, também conhecida por osteíte púbica, é uma síndrome dolorosa na região baixa do abdomen, púbis e virilha, que pode ocorrer tanto em atletas amadores como em profissionais.

Ela ocorre devido à inflamação dos músculos que se originam ou inserem no osso pubis, bem próximo a região da virilha.

Ela pode ter múltiplas causas e geralmente está relacionada a um desbalanço muscular que leva a um desequilíbrio de forças gerando stress mecânico na região, sendo uma lesão clássica do tipo overuse.

É muito comum em praticantes de futebol devido aos movimentos constantes de rotação de tronco, chutes e corrida com mudanças rápidas de direção. Mas pode ocorrer também outras modalidades e tipos de atividade física.

Seu diagnóstico exige uma avaliação completa, pois há outras causas de dor na região que podem causar sintomas parecidos. EM geral uma ressonância magnética associada ao exame clínico bem feito é suficiente para o correto diagnóstco.

Entre os tratamentos possíveis se incluem a fisioterpia, visando uma melhora da inflamação local e um balanceamento muscular adequado além medicamentos anti-inflamatórios.

Nos casos refratários, isto é, que não melhoram após o tratamento conservador, a cirurgia pode ser indicada.