SACROILEÍTE

A sacroileíte é o nome dado para a dor nas articulações sacro-ilíacas. Trata-se de uma região onde existe articulação entre o osso da bacia chamado ilíaco, com um grupo de ossos da coluna chamado-se sacro. É uma causa frequente ue dor lombar baixa na região da coluna lombar e deve ser diferenciada de outras causas de dores na região.

Por que ela ocorre?

A sacroileíte muitas vezes ocorre devido ao aumento do stress mecânico na região baixa da coluna vertebral. Ela é frequente em pacientes que possuem desvios mecânicos do eixo da coluna como a lordose e distúrbios de rotação da pelve, como por exemplo o tilt pélvico anterior. Geralmene essa sobrecarga da estrutura ocorre devido a um desbalanço mecânico que gera excesso de stress mecânico na articulação. Por isso pode ocorrer tanto em pessoas sedentárias e com sobrepeso ou obesidade como em pessoas ativas fisicamente, mas que por erros de treino ou vícios de postura sobrecarregam demais essas articulações. Isso faz com que o organismo promova uma resposta inflamatória que torna a região dolorosa.

O que o paciente sente?

Em geral os pacientes portadores de sacroileíte queixam-se de dores constantes na região baixa da coluna, que piora aos movimentos. A dor pode ocorrer também na palpação baixa da coluna, e normalmente se identificam pontos dolorosos à compressão na região baixa da coluna lombosacral.

Como é o tratamento?

O tratamento dessa inflamação geralmente está relacionado a medidas antiinflamatórias com medicamentos via oral e tópicos, além de repouso.
Terapia por ondas de choque costumam promover uma boa resposta à inflamação dos tecidos. Em alguns casos pode ser realizada uma infiltração com anestésico e corticóide na área da articulação sacroilíaca.